Nossa sociedade está em constante
mudança, onde estamos sujeitos a muitos estímulos e inseridos na era
digital, se torna indispensável evoluir
e superar paradigmas.
As pessoas buscam mais
informações, em uma nova perspectiva cognitiva ou social , assim tendem a melhorar seu desenvolvimento, de forma mais rápido e fácil, e as escolas não devem
ficar de fora dessa transformação. Alguns anos atrás uma criança entrava na
escola sem ter tido contato com nenhum livro e hoje em
dia desde de muito cedo tem acesso ao computador, internet, celular ,entre outros,trazendo uma ampla bagagem
de conhecimentos prévios que devem ser instigados e contextualizados, ao devem
se resgatados durante o ensino-aprendizagem.
Entretanto, os conhecimentos que hoje proporcionamos aos alunos não podem ser considerados verdades
absolutas e acabadas , pois estão em constante mudança. Os alunos devem ser estimulados a
desenvolver seu próprio ponto de vista, sua própria
verdade, bem como, convivendo com as
múltiplas interpretações.
É necessário que a educação promova em
seus alunos a capacidade de gerir o conhecimento, requerendo o desenvolvimento das competências ( aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação), basta que haja o desejo de mudança tanto de alunos como de professores, estando abertos as mudanças e deixando as antigas concepções arraigadas.
A gestão social das demandas
de conhecimento e a universalização de sistemas culturais estão em crise
permanente, sendo o grande desafio da educação, permitir e incentivar acesso a
todos, melhorando os processos de aprendizagem ou de aquisição de conhecimento,
constitui o procedimento essencial para a aprendizagem.
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